5.21.2012

"when you lose somenthing you can't replace"


O sentido de ritmo corre nas veias dos Coldplay. É muito por esta razão que, na minha opinião, tanta gente gosta deles, têm amor à música e demonstram-no com clareza. Deus pôs-me mesmo um sorriso na cara ao vê-los, entregues, felizes e a darem muito mais de si que no ano passado no Optimus Alive, os dois concertos não têm comparação possível. 
A tecnologia das Xylobands é realmente muito interessante, apesar de muitos não compreenderem e baterem com elas contras ferros, morderem, ou tentarem pô-las a trabalhar com um isqueiro, são automáticas. A capacidade das pulseiras é realmente interessante, as pessoas fazem parte do espectáculo e sentem-no, o que lhes dá ainda mais prazer e um sentido de integração. O público que esteve ontem no Dragão não se comportou de todo da mesma forma que o do Optimus Alive, ontem viam-se fãs, a vibrarem e com uma atenção total, via-se que gostavam da banda, ao contrário do ano passado em que o público não esteve entregue. 
Foi bom ver estes Coldplay tocarem, muito suportados por toda a componente visual é imagem de marca, a pirotecnia, toda a luz e imensidão de grafitti em palco contribuem para o bom funcionamento do concerto, o que se viu foi um autêntico concerto de estádio, encheu o olho e o ouvido. É de destacar as pequenas mudanças em arranjos que mostraram trabalho e facilidade de manuseamento por parte da banda, o alinhamento foi constituído de uma forma que não deixou espaços mortos e o público manteve-se interessado. 
Por fim, parece-me pertinente referir a questão da comercialidade. Os Coldplay são muito comerciais, sem dúvida, mas são também um comercial com qualidade, disto não tenho dúvidas. As letras podem não ser muito profundas e serem orelhudas, mas têm uma mensagem para transmitir, por muito simples que seja como Fix You mas que é um tema envolvente. Por outro lado, podemos ter algo como Violet Hill ou God Put A Smile Upon Your Face, mais introspectivas e igualmente com grandes instrumentais. Mais que uma banda rock os Coldplay são uma banda pop, uma banda que emana alegria e esperança em todas as direcções. Não têm necessariamente de ser chamados de Overated, são simplesmente capazes de tocar o público com uma música simples, alegre e apelativa, a massificação é em grande parte feita disto. 

- Tiago Fortuna (Blitz)

18 de Maio de 2012, Estádio do Dragão, Porto